ACTUALIZAÇÃO – Trabalhos sem Fronteiras – 11 de fevereiro 2017

 

 

16:00 – Miguel Amado

“A prática como experiência formativa para o ensino em Arquitetura”

 

A comunicação aborda a experiência formativa em planeamento e arquitectura construído para a realidade dos territórios e sociedades com economias fragilizadas.
A experiência relata um trabalho desenvolvido com estudantes, população e entidades políticas em Cabo Verde, na concepção de uma resposta que teve de lidar com a ausência de informação e a exigência de promover o Desenvolvimento com base numa reinterpretação dos problemas da escassez de recursos e da fragilidade do território se constituíram como elementos estruturantes do programa da intervenção no território.

 

16:45 – Rafael Drummond Borges

“A promoção de infra-estruturas no contexto de emergência e desenvolvimento”

 

A apresentação irá abordar tipologia de situações a que a Oikos dá resposta, nomeadamente: Preparação e prevenção de desastres naturais em Moçambique; Assistência em contexto de emergência no Haiti e em Cuba; Desafios de desenvolvimento sustentável, em Moçambique e nas Honduras.

 

17:30 – Miguel Mendes

“A terra a quem a trabalha”

 

Vão ser mostrados projectos de arquitectura/construção/formação desenvolvidos em vários países (África, América, Ásia) em programas de desenvolvimento e/ou de emergência, numa perspectiva alargada de Desenvolvimento Sustentável.