AG 2018 ASF – International

A Assembleia Geral da Architecture Sans Frontières Internacional deste ano foi realizada em França, na cidade de Marselha entre os dias 19 a 22 de Abril de 2018.

Este é um encontro anual com o objectivo de reunir as organizações membros da ASF-International, que contou com a participação de membros de diferentes países, entre os quais Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Colombia, Dinamarca, Espanha, França, Finlândia, Jordânia, Nepal, Portugal, Reino Unido e Suécia.

Os ASF-Portugal estiveram representados por Lígia Nunes e Luis Almeida.

Durante Assembleia-Geral, além da aprovação do orçamento e das actividades para o próximo ano, foram eleitos os novos corpos sociais, tendo os ASF-Portugal assumido a presidência da organização internacional, sendo estes os novos corpos sociais:

Presidente: Lígia Nunes (ASF-Portugal)
Vice-Presidente: Xavier Codina (ASF-Espanha)
Vice-Presidente: Amani Al Shaaban (ASF-Jordânia)
Secretário-Geral: Guruprasad Rane (ASF-India)
Tesoureiro: Stéphane Plisson (ASF-França)
membro da direcção: Bruno Demers (AUC-Canadá)
membro da direcção: Pawan Shrestha (ASF-Nepal)
membro da direcção: Henry Cardona (ASF-Suécia)
membro da direcção: Kristjana Adalgeirsdottir (UKUMBI-Finlândia)
membro da direcção: Andrea Fitianto (ASF-Indonésia)

No dia seguinte à GA, foi organizado pela congénere francesa o evento ASF-Dialogues sob o tema “ASF-Dialogues – Welcoming Cities”. Com Marselha como cenário, uma terra de imigrantes por tradição, que pela sua situação geográfica, é desde gerações a porta de entrada de várias culturas em França e na Europa, tendo as várias delegações contribuído com apresentações e colocado em discussão os movimentos migratórios e o seu impacto nas cidades acolhedoras, propondo uma reflexão sobre o que deve ser uma cidade inclusiva.

Os ASF-Portugal participaram no debate com a apresentação “Collaborative Territories: changing paradigms in city making and education”, onde podemos apresentar o resultado dos três anos de Pós-graduação desenvolvida pelos ASFP em conjunto com Câmara Municipal de Lisboa e o ISCTE.

A Assembleia Geral foi uma excelente oportunidade para estreitar relações e tomar conhecimento com os projectos desenvolvidos por cada uma das delegações, as palestras workshops e visitas temáticas em que participámos, permitiram partilhar ideias e fortalecer valores comuns, durante quatro dias que durou este encontro.

asf-int_ga_meeting-2018-800x461

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *