Curso de Especialização - Territórios Colaborativos: Processos, Projeto, Intervenção e Empreendedorismo

O papel do arquiteto numa sociedade em constante mudança e transformação profunda ao nível social, económico e politico, exige uma mudança de paradigmas. Como tal, é urgente fazer uma reflexão sobre a transformação dos espaços e criar condições para a organização de equipas multidisciplinares, promovendo o diálogo na defesa de uma cidadania participativa. 
O Curso de Especialização em Territórios Colaborativos, pomovido pelo ISCTE, pela CML e pelos ASF-P, reuniu pessoas com objetivos comuns de diferentes áreas de formação e contribuiu para o debate de temas de extrema relevância, tais como, a importância da participação dos habitantes para o desenvolvimento local e a procura de soluções de integração de comunidades que se encontrem em situação de carência habitacional. Procurou ainda através do desenho e reflexão dos vários temas apresentados, capacitar os alunos de uma visão multidisciplinar, baseada nas experiências teórico-práticas.
O tema da habitabilidade básica foi um dos temas abordados, em que se demonstrou a problemática das construções que nascem em massa sem qualquer apoio de técnicos especializados que por sua vez, acabam por formar tecidos urbanos caóticos e sem condições para aí habitar. Tratam-se muitas vezes, da construção de estruturas precárias em zonas perigosas, onde existe bastante probabilidade da ocorrência de intempéries que podem provocar uma tragédia e desalojar todas as familias.
Sem um abrigo com condições minimas não há desenvolvimento humano possível. A localização, condições de segurança, ventilação o acesso à água potável e infra-estruturas, destacam-se como condições fundamentais para a habitabilidade.
Por isso, a Estratégia e o Processo devem ser tomadas como duas ferramentas fundamentais no caminho de um novo paradigma. Nesse sentido, o Curso de Especialização em Territórios Colaborativos foi especialmente gratificante, não só, por proporcionar novas ferramentas para o desenvolvimento de diferentes Estratégias e Processos, em temas ainda pouco abordados nas universidades, mas tambem na criação de métodos de interacção das equipas multidisciplinares através da troca de ideias e reflexão sobre esses mesmos temas.

“O Curso de Especialização em Territórios Colaborativos do ISCTE impulsiona formas alternativas de participação no desenho da cidade, assim, mais consequentes e mais adequadas ao ritmo e ao ciclo de vida das pessoas. Nesta escola estão atentos às novas tecnologias, procuram formas não tão convencionais, mas fundamentais, de aproximação e de diálogo com os agentes directamente implicados no território, sejam residentes, associações, escolas ou instituições. A multidisciplinaridade dos alunos a par com um corpo docente diversificado permite criar projectos capazes de vingar em contextos reais. O resultado do curso tem vindo a ser satisfatório, tendo culminado na concretização do projecto Lig@-te ao Bairro.” – Adriana Gil

 

“O que posso dizer é que, pelo programa apresentado, pelo facto de estarem integrados docentes, assim como alunos, de diversas áreas disciplinares, e por terem intervido na prática junto da comunidade que habita o local alvo do projeto, transmitiu-me uma grande vontade de poder participar na íntegra neste curso, o que na altura não me era possível. Assim sendo, apenas frequentei um dos módulos, que tinha como objeto de estudo o tema da Habitabilidade, algo que eu estudava para a minha dissertação de mestrado. Este módulo / tema foi descortinado através de quatro aulas teóricas, com quatro diferentes oradores, que nos permitiram conhecer o conceito da habitabilidade a nível de significado teórico, e aplicado em contextos reais de projetos realizados pelos próprios autores da aula.” – Virgínia Cardoso

 

Scroll to Top