CONCURSO DE IDEIAS – Porto

Concurso de ideias com o Porto como cidade Anfitriã

As cidades são os nossos abrigos e simbolizam esperança para uma melhor qualidade de vida e oportunidades. Para a sua dimensão e infra-estruturas, elas reúnem diferentes estilos económicos e sociais e instalam-se de maneira diferente no território. Por isso, nas cidades, territórios físicos e sociais estão ligados de uma forma
intrínseca. Nas nossas cidades é fácil identificar territórios distintos, definidos por diversas características físicas e sociais. A existência dessas “fronteiras” pode ter consequência numa acção planeada, ou incrementada.

Em muitos sistemas urbanos a solução encontrada para o crescente número de habitantes e mudança de estilos de vida, foi a expansão das cidades através de novas construções enquanto as estruturas originais sofreram uma redução de população considerável. De qualquer forma, as mudanças na população pode conduzir a um círculo de desemprego, pobreza, criminalidade e a um maior êxodo. O consequente abandono e desfiguração do território são problemas para quem vive nesses locais, pessoas idosas e com pouco poder económico. Nestes territórios esperançosos, as comunidades de imigrantes apropriam-se dos terrenos, por consequência dos salários mais baixos e também por serem territórios disponíveis “a ocupar”.

Foto aéreaO objectivo desta iniciativa foi promover a reflexão sobre a cidade, o seu território físico e social, relativamente aos problemas de exclusão social, sobretudo associados à imigração. Por isso, o concurso de ideias teve como objecto estudar/intervir no Porto, representado por quatro sítios:

1. Bairros por trás da estação de comboio de S. Bento;

2. Viela do Anjo;
3. Vazio urbano, contíguo á Casa da Música;
4. Rotunda da Areosa.

A escolha dos sítios procurou identificar no território urbano diferentes casos associados à reflexão sobre espaço público, de cidadania, exclusão social e assentamentos de imigrantes. Encorajaram-se os interessados a propor ideias e conceitos para intervir nos lugares apresentados tomando em consideração uma reflexão critica sobre os assuntos mencionados. A proposta deveria ambicionar uma consciencialização e readquirir uma integração social no sentido de desenvolver territórios mais democráticos com uma atitude mais activa de cada indivíduo na comunidade.

Urban Blocks of S.BentoViela do AnjoUrban void near Casa da MúsicaRotunda Areosa

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *