PROJECTO ESCOLA AMIGA

O Projecto “Escola Amiga”, em parceria com a Bighand, consistiu num concurso de ideias para a criação de uma escola modelo, em Chimoio, na província de Manica, que garantisse não só o acesso à educação, mas também que proporcionasse segurança e cuidados de saúde, como tentativa de compensação às carências trazidas do ambiente
familiar e comunitário. Conscientes de que a realidade de grande parte das crianças moçambicanas era a falta de educação, de nutrição e de um lar seguro, sem condições de higiene, água potável e saneamento.

Esc.Matsinho Mapa com leg.Este desafio passou pela criação de um Laboratório de Ideias, “Vamos criar uma escola amiga em Moçambique”, para troca de informação sobre o tema a abordar entre todos os participantes neste desafio de ambas as organizações. Desta participação foram seleccionadas algumas propostas, que devolveram estudos que viriam contribuir para o protótipo de escola, que a Big Hand tinha intenção em desenvolver. Estes estudos, com base em soluções sustentáveis e adequadas à realidade local, serviram sobretudo para apoiar na divulgação do projecto junto da população e das entidades locais, mas também como base para a identificação e resolução antecipada de problemas que pudessem surgir aquando da construção da escola no futuro.

As diretrizes iniciais apontavam para a criação de uma escola central (núcleo principal) e mini-escolas (satélite). No núcleo central reunia-se um grande número de estudantes (500 alunos) e todas as funcionalidades e equipamentos necessários a uma escola funcional e segura: salas administrativas, espaço desportivo, horta pedagógica, balneários, infra-estruturas, entre outros. As restantes escolas davam resposta às pequenas comunidades, como solução à falta de meios de transporte com a qual as crianças se deparariam, se tivessem de se deslocar até ao núcleo central diariamente.

Esc. Matsinho Mapa com vistas Esc.Matisnho Estr.1 Esc.Matsinho Estr2 Esc.Matsinho Estr.1.2

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *