WORKSHOP – Arquitectura Humanitária

Acção resultante de uma parceria entre os Arquitectos Sem Fronteiras – Reino Unido, os Arquitectos Sem Fronteiras – Portugal e a Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, que contou com a participação da Sociedade de Reabilitação Urbana – Porto Vivo.

workshop 3O workshop teve como objectivo investigar o papel da arquitectura na prática do desenvolvimento e teve como objecto de estudo o Bairro da Sé no Porto, actualmente em processo de revitalização, “Projecto Morro da Sé”.
Desenvolveu-se em três momentos, um primeiro de introdução teórica, um segundo de contacto directo com o objecto de estudo e um terceiro onde os participantes organizados em grupos de trabalho ensaiaram o tipo de análise que lhes foi proposto no enquadramento teórico.

O workshop baseou-se na “Abordagem das Capacidades” proposta por Amartya Sen, vencedor do prémio Nobel de Economia, que incide na análise das capacidades e oportunidades que os indivíduos têm para alcançar os seus desejos. A “Abordagem das Capacidades” foi aplicada, com o intuito de analisar como os espaços urbanos são usados para realizar aspirações colectivas e individuais. Através deste método também se procurou identificar processos sociais, políticos e económicos que afectam a liberdade das pessoas na realização das suas ambições.
As actividades dos participantes tiveram o propósito de investigar a liberdade dos moradores mais vulneráveis do bairro e mapear como é que o processo de revitalização está a moldar as oportunidades locais de uso e apropriação dos espaços.

Foram identificados os espaços contestados e foi sobre eles que os participantes implementaram ferramentas participativas de pesquisa para revelar a variedade de pessoas que usam o espaço, as suas diversas necessidades e opiniões sobre as mudanças que estão a ocorrer.

O workshop pretendeu também encorajar os presentes a repensarem o papel dos arquitectos no processo de revitalização urbana, passando de um papel de “provedor” para um de “facilitador”.

workshop 4workshop 5workshop 1workshop 2

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *