Arquitetura e sociedade | Formação contínua FAUP

A unidade de Formação Contínua “Arquitectura e Sociedade”, criada em colaboração com os Arquitectos Sem Fronteiras – Portugal, a FAUP, a Domus Social E.M. e a Fundação Aga Khan Portugal, tem como intuito combinar uma leitura sobre as dinâmicas globais e locais de transformação urbana, com um exercício de intervenção e ação de proximidade em contexto real.
Depois de duas edições, centradas na Zona de S. Vítor e Fontaínhas, os participantes deste laboratório de projeto pretendem intervir nas áreas eleitas como prioritárias, para as quais se pretendem propor soluções conjuntas de qualificações a implementar. A zona das S. Vítor/Fontaínhas constitui uma área que tem sido recentemente ameaçada na sua envolvente pela pressão imobiliária, contexto que traz novos desafios no acesso à habitação e onde importará discutir quais os seus efeitos nas dinâmicas sociais e económicas daquele território marcado por uma forte identidade local e um relevante conjunto de valores comunitários que lhe estão associados e que importará realçar.
Procurando ser um exercício de intervenção e de ação de proximidade em contexto real, a formação em “Arquitectura e Sociedade” tem o intuito de combinar a leitura das dinâmicas globais (de sociedade) com as locais (comunitárias) para a transformação e/ou regeneração do tecido urbano.

(Imagem: Aula 01_visita ao lugar de atuação: Praça da Alegria e Lavadouros das Fontaínhas)