Arquitectura e Sociedade - Ação Participativa na Escola da Alegria

No âmbito do curso “Arquitetura e Sociedade”, promovido em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, a Aga Khan – Portugal e a Domus Social, E.M., a Arquitectos sem Fronteiras – Portugal co-organizou uma atividade participativa com crianças, professores e pais da Escola da Alegria, com o objetivo de compreender as suas visões para o pátio da escola, enquanto parte do bairro que tem vindo a ser estudado pelos participantes do curso.

 

“Arquitetura e Sociedade” procura intervir em contextos reais, através da leitura e ativação de dinâmicas de vizinhança para produzir conhecimento e regenerar o tecido urbano. Através do levantamento das necessidades e desejos da comunidade escolar, os participantes adquiriram um conhecimento mais claro e alargado do Bairro de São Victor, tendo a oportunidade de incluir a população mais jovem, muitas vezes excluída dos processos participativos. Esta atividade levou ao desenvolvimento de uma proposta de intervenção para os antigos Lavadouros das Fontainhas, que visa a criação de uma horta para as crianças da escola cuidarem e aprenderem, compreendendo a importância das crianças como conectores naturais da comunidade, centrais na revitalização da cidade.

 

A atividade envolveu ainda uma apresentação do arquiteto Pedro Leitão do coletivo Moradavaga, que apresentou algumas intervenções em espaços públicos que envolveram as comunidades locais tanto no processo de conceção como da respetiva ativação.

Scroll to Top