Arquitectura e Sociedade nos Lavadouros das Fontainhas
Desde 2022, a Arquitectos Sem Fronteiras – Portugal promove o programa “Arquitetura e Sociedade”, composto por Conferências, Workshops, uma Unidade de Formação Contínua e um Laboratório de Investigação-Ação, em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, a Aga Khan – Portugal e a Domus Social, E.M..
O programa procura intervir em contextos reais, através da leitura e ativação de dinâmicas de proximidade para produzir conhecimento e regenerar o tecido urbano. Nas primeiras edições do curso, os participantes centraram-se em São Victor, no Porto, um bairro que tem sido marcado por uma forte identidade local e um conjunto de valores comunitários, que estão agora a ser desafiados pela pressão imobiliária e gentrificação, bem como por problemas relacionados com o acesso a transportes públicos e serviços básicos. Através da avaliação das necessidades e desejos da população local e visitante, os participantes identificaram os antigos Lavadouros das Fontainhas como um ponto crucial da identidade social e territorial, onde a comunidade costumava reunir-se. No entanto, devido ao abandono e negligência, este local foi considerado inseguro e serviu apenas de passagem para as hortas comunitárias adjacentes.
No início de Julho de 2024, os participantes e a população local juntaram-se para limpar o local, discutir as intervenções propostas e construir os modelos de mobiliário a colocar depois de o município nivelar o terreno. O projeto foi financiado pelo Orçamento Colaborativo da Junta de Freguesia do Bonfim e visa aproximar a comunidade e as diferentes autoridades, como semente para uma utilização mais responsável do espaço público.